Metas Públicas
Somos uma empresa integrada de energia que atua de ponta a ponta — da exploração e produção de hidrocarbonetos à geração e comercialização de energia elétrica. Nosso modelo de negócios é pautado por soluções acessíveis, confiáveis e flexíveis, combinando a segurança do suprimento térmico com a expansão das fontes renováveis e a oferta de gás natural para mercados on-grid e off-grid.
Essa abordagem nos posiciona como protagonistas de uma transição energética responsável, com foco em segurança energética, eficiência e impacto socioambiental positivo.
Com um portfólio diversificado, presença territorial estratégica e visão de longo prazo, estamos preparados para crescer com responsabilidade, ampliando nossa atuação em energia térmica, gás natural, GNL e infraestrutura, enquanto avançamos na consolidação de novas soluções energéticas.
Nossas metas públicas visam garantir um melhor alinhamento com os modelos de negócios da Eneva, com uma abordagem mais pragmática e uma mensuração mais clara do impacto de suas operações nas comunidades e ambientes em que atua.
O novo plano estratégico está fundamentado em três pilares essenciais, diretamente alinhados ao seu modelo de negócios, às bandeiras que defende e ao foco de seus projetos socioambientais:
Transição e Segurança Energética
Prover segurança energética com fontes firmes e flexíveis, complementando o suprimento renovável do Brasil e gerindo a intensidade de emissões.
Investir em tecnologias de baixo carbono para reduzir emissões e fomentar a sustentabilidade competitiva do negócio.
Limitar até 2030 emissões do portfólio de geração em 0,39 tCO2e por MWh.
Garantir, para as usinas despacháveis, taxa média mínima de disponibilidade de 95%.
Contribuir com a redução de 3 milhões de TCO2e na economia como um todo entre 2025 e 2030, incluindo clientes industriais e do setor de transportes e projetos de eficiência energética.
Avaliar potenciais reservatórios geológicos na Bacia do Paraná para armazenamento de CO2 até 2027.
Oportunidades socioeconômicas
Impulsionar o empreendedorismo feminino, ampliando acesso a ferramentas econômicas, educacionais e políticas públicas.
Reduzir a pobreza e criar oportunidades através da educação e do investimento local.
Retirar da linha de pobreza extrema 100% das participantes de nosso programa de empreendedorismo feminino em até 3 anos após sua integração, com aumento anual de 30% das mulheres envolvidas.
Atingir o percentual de 88% em força de trabalho local até 2030.
Alfabetizar 3 mil pessoas em nossa área de influência entre 2025 e 2030.
Conservação ambiental e bioeconomia
Fortalecer um modelo econômico baseado em sistemas agroflorestais familiares para conservar a biodiversidade, combater o desmatamento e gerar autonomia e renda.
Utilizar recursos naturais de forma sustentável, eficiente e minimizando o impacto ambiental.
Gerar R$ 1,2 milhão de renda bruta coletiva a partir da produção anual de 65 toneladas em 50 hectares de sistemas agroflorestais familiares até 2030.
Garantir 100% da gestão de resíduos recicláveis dos ativos operacionais do Amazonas através de parceria com associação local até 2028.