Notícias
Eneva e Instituto Equatorial dão início ao Letramento Digital em São Luís
Iniciativa leva inclusão digital a jovens, mulheres e adultos em situação de vulnerabilidade, ampliando oportunidades de qualificação e geração de renda
A Eneva e o Instituto Equatorial realizaram, nesta segunda-feira (26), em São Luís (MA), a aula inaugural do curso de Letramento Digital do projeto Energia que Conecta, que oferece capacitação no uso de ferramentas digitais voltadas ao empreendedorismo e à qualificação profissional. A ação tem como foco promover autonomia e ampliar oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade social.
Lançado em novembro, o Energia que Conecta é fruto da parceria entre a Eneva e o Instituto Equatorial, unindo esforços para estimular o desenvolvimento regional e facilitar o acesso da população a novas possibilidades de formação e trabalho.
“Com o mundo cada vez mais digital, o conhecimento nessa área abre portas não apenas no mercado de trabalho, mas também no acesso a serviços essenciais, especialmente para quem vive em áreas mais isoladas. Com essa iniciativa, promovemos a inclusão dessas pessoas na sociedade como um todo, ampliando oportunidades para as próximas gerações”, destaca Elizabeth Teles, gerente de Responsabilidade Social da Eneva.
As aulas serão realizadas na Casa Prospera, no bairro da Liberdade, território que abriga um dos maiores quilombos urbanos da América Latina. O curso terá duração de três meses e meio e uma turma de até 30 alunos, sendo 60% de participação feminina. Os estudantes foram selecionados em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e associações comunitárias locais.
“A parceria no Energia que Conecta reforça o compromisso da Equatorial com a promoção da inclusão social por meio da educação e da inovação. Ao levar o letramento digital para comunidades em situação de vulnerabilidade, contribuímos diretamente para ampliar oportunidades, fortalecer a autonomia das pessoas e impulsionar o desenvolvimento local de forma sustentável”, afirma Carlos Afonso Mello, Superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial.
O curso será ministrado pela SoulCode, edtech brasileira que tem como propósito democratizar a educação digital e Inteligência Artificial no mundo. A formação integra competências técnicas e interpessoais, além de aulas de inglês voltadas à área de tecnologia.
“Levar letramento digital e IA ao Maranhão é abrir caminhos de futuro. Em parceria com a Eneva e com o Instituto Equatorial, conectamos pessoas à tecnologia e à Inteligência Artificial para que ocupem, com confiança e protagonismo, o espaço que sempre foi delas: o da inovação. É assim que o digital transforma vidas e territórios”, afirma Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode.
Inclusão digital transforma vidas no projeto Elas Empreendedoras
O Elas Empreendedoras é um dos principais projetos sociais da Eneva e oferece cursos de Letramento Digital e outras capacitações para mulheres em situação de vulnerabilidade. Criada em 2021, a iniciativa já recebeu investimentos de R$ 4,7 milhões, auxiliando participantes a desenvolverem habilidades para vender produtos online e conquistarem autonomia e independência financeira.
No Maranhão, o projeto já beneficiou 310 famílias — e mais de 540 nos seis estados onde a Eneva atua. A companhia mantém a meta de ampliar em 30% ao ano o número de participantes e garantir que, em até três anos após a entrada no programa, todas estejam fora da linha da pobreza.
A capacitação em Letramento Digital oferecida pelo Elas Empreendedoras integra o eixo de investimento social da Eneva voltado à educação, redução da pobreza e promoção da inclusão produtiva.