INVESTIDORES
PT | EN
header-eneva-1

Notícias

Eneva arremata seis blocos na Bacia do Parnaíba em Oferta Permanente da ANP

07/10/2026

Companhia adquiriu 100% de participação nas áreas e amplia portfólio exploratório onde possui mais de uma década de conhecimento geológico e experiência operacional

Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2026 – A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, adquiriu seis blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, durante o 6º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC), realizado nesta quarta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A companhia adquiriu 100% de participação nos blocos exploratórios PN-T-49, PN-T-84, PN-T-85, PN-T-86, PN-T-101 e PN-T-102, tendo ofertado um Programa Exploratório Mínimo (PEM) total de 5.630 Unidades de Trabalho, a ser executado ao longo de seis anos. As áreas somam 13.983 km² e o valor total dos bônus de assinatura ofertados pela Eneva foi de R$ 1,5 milhão.

Os novos blocos se somam aos 15.972 km² que a companhia já detém sob concessão na Bacia do Parnaíba, entre blocos exploratórios, áreas em desenvolvimento e campos declarados comerciais.

“A aquisição dos novos blocos está alinhada à estratégia da Eneva de seguir investindo e ampliando seu portfólio exploratório na Bacia do Parnaíba. Trata-se de uma região em que possuímos amplo conhecimento geológico e experiência operacional, onde desenvolvemos um modelo integrado de exploração e produção de gás natural, geração termelétrica e infraestrutura de processamento e liquefação de gás”, afirma Andrea Monte, diretor-executivo de Exploração, Desenvolvimento e Engenharia da Eneva.

A aquisição amplia o portfólio exploratório da companhia em uma bacia na qual a Eneva acumula mais de uma década de conhecimento geológico e opera uma infraestrutura integrada de produção, processamento e geração de energia, no âmbito do modelo Reservoir-to-Wire (R2W), além de comercializar diretamente o gás natural.

De acordo com o cronograma da ANP, a assinatura dos contratos de concessão das empresas vencedoras da rodada está prevista para ocorrer até 26 de fevereiro de 2027.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Veja mais notícias
WhatsApp Image 2026-10-21 at 18.45.21
Eneva vence prêmio nacional do ONS por melhor desempenho operacional
Segurança energética gerando oportunidades
Eneva lança campanha institucional que mostra como energia se transforma em oportunidade…
WhatsApp Image 2026-09-03 at 17.34.02
Projetos apoiados pela Eneva restauram mais de 400 hectares no Amazonas.
WhatsApp Image 2026-10-15 at 17.01.53
Projeto leva energia e educação a escolas do Amazonas