Segurança Energética
Com o crescimento da energia solar e eólica, nossas termelétricas se tornam ainda mais importantes para a segurança energética do Brasil. Ajudamos a manter a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) principalmente no fim da tarde, quando o uso de energia aumenta e a geração solar diminui de forma rápida.
Por ser menos poluente que outros combustíveis fósseis e ter entrega flexível, o gás natural ajuda a manter a estabilidade do sistema elétrico, especialmente com o crescimento de fontes renováveis como a solar e a eólica, que são dependentes das condições climáticas e não estão disponíveis o tempo todo.
Em 2024, a Eneva mais que dobrou sua geração de energia e ainda reduziu em 20% a intensidade das emissões de carbono sem usar mais gás natural. Isso foi possível com a adoção do ciclo combinado, em que o calor gerado na queima do gás é usado para produzir ainda mais energia.
Com a abundância de recursos naturais do Brasil, o gás natural funciona junto com as fontes renováveis como uma “reserva técnica”, garantindo energia sempre que for necessário, com confiabilidade, custo competitivo e menos impacto ambiental.