SUSTENTABILIDADE

Projetos Socioambientais

Vila Residencial Nova Canaã

 

A ENEVA conduziu, nos anos de 2008 e 2009, o Programa de Reassentamento da Vila Madureira, uma comunidade de 95 famílias que ficava próxima a um lixão, no Polo Industrial de São Luís, no Maranhão. As famílias viviam em casas de taipa, sem saneamento básico e energia elétrica.

O projeto deu origem à Vila Residencial Nova Canaã, em Paço do Lumiar, e teve participação ativa da comunidade local e de órgãos públicos como o Ibama, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão e Ministério Público. O local, escolhido pela própria comunidade, foi equipado com escola, posto de saúde, igrejas, pelotão policial e sede para associação de moradores. As casas foram entregues mobiliadas, com sistemas de água potável e saneamento básico.

A companhia criou, em conjunto com a comunidade, um projeto de desenvolvimento agrícola como alternativa de renda para essas famílias – o Polo Agrícola HortCanaã, que garante fonte de renda fixa para as famílias e fortalece a agricultura familiar da região.

A ENEVA, comprometida com o desenvolvimento sustentável local, seguiu as diretrizes de reassentamento do Banco Mundial nesse projeto. Em 2009 o programa de reassentamento Vila Nova Canaã foi vencedor do Prêmio Eco na categoria Sustentabilidade em Novos Negócios e atualmente apresenta índices significativos na melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

 

  • O Polo Agrícola HortCanaã fortalece a agricultura familiar da região e garante uma fonte de renda fixa para as famílias realocadas.

 

O Projeto em números