A ENEVA

Modelo Reservoir-to-Wire

O modelo reservoir-to-wire (R2W) consiste na geração térmica nas proximidades dos campos produtores onshore (em terra) de gás natural.

O modelo R2W foi implementado de forma pioneira no Complexo Parnaíba, onde quatro usinas térmicas, com capacidade total instalada de 1,4 GW, geram energia a partir do gás produzido pela companhia nos campos que possui na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, por meio de sua subsidiária Parnaíba Gás Natural (PGN).

A energia produzida no Complexo Parnaíba é enviada para o Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir da rede de transmissão que passa nas proximidades.

O R2W permitiu a monetização de acumulações de gás em regiões remotas do onshore brasileiro, ao usar a infraestrutura de transmissão para escoar a produção.

A partir do acesso à reservas de gás natural para geração de energia, a ENEVA se diferencia dos demais competidores não-integrados e atende à crescente necessidade brasileira por novas fontes mais limpas de energia térmica.

Complexo Parnaíba

 

A ENEVA é responsável pela operação do Complexo Parnaíba, um dos maiores complexos de geração de energia termelétrica a gás natural do Brasil. Primeiro e único empreendimento reservoir-to-wire (R2W) do país.