Fomentar o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que está inserida tem sido um dos compromissos da ENEVA.
 
No município de São Gonçalo do Amarante (CE), onde está localizada a termelétrica Pecém II, foram realizadas diversas ações neste sentido. Foram elas: 
  • Capacitação profissional – para aproveitar a mão de obra local na construção destes empreendimentos, foram oferecidos cursos técnicos de mecânica industrial, soldagem industrial e artífice de construção civil.
  •  Educação ambiental – disseminação de conhecimentos técnicos e legais sobre a área ambiental, contextualizando o negócio de geração de energia. A ação ocorreu em 2011 e atingiu a 160 professores e gestores da rede pública, que foram preparados para atuar como multiplicadores, sensibilizando até 30 mil moradores locais.
  • Adequação de infraestrutura urbana – teve como objetivo reduzir os impactos em saúde, saneamento e educação gerados pelas obras de Pecém II. O projeto envolveu 4.200 beneficiados diretos e 45 mil indiretos.
  • Investimento em educação básica - com objetivo de desenvolver a infraestrutura das comunidades próximas a usina, foi construída a Escola de Educação Básica Professora Alba Herculano Araújo, na Taíba, com capacidade para atender 1.900 alunos. A empresa também investiu na reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Alcântara.
  • Ações voluntárias - a empresa realizou doações para a compra de equipamentos do Centro Pediátrico do Câncer, construído pela Associação Peter Pan em Fortaleza (CE). A unidade atende crianças e adolescentes de diversos municípios cearenses e possui leitos destinados à terapia intensiva, quimioterapia e internação, além de consultórios médicos, brinquedoteca e projetos sociais envolvendo familiares dos pacientes.​

ENEVA 2.0

Compartilhe esta página e seu conteúdo através das mídias sociais

 Acesso Rápido