O Sistema de Gestão de HSSE é a parte do Sistema de Gestão de Governança da ENEVA que gerencia os aspectos de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Segurança Patrimonial da companhia.
 
O Sistema de Gestão de HSSE da ENEVA está fundamentado em 16 diretrizes, que surgiram a partir da construção da Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da companhia. São elas:
1. Liderança, responsabilidades e autoridades;
2. Identificação de aspectos e perigos e gestão dos impactos e riscos;
3. Conformidade legal;
4. Objetivos e planos de melhoria;
5. Competência, treinamento e conscientização;
6. Controle de documentos e registros;
7. Comunicação, participação e consulta;
8. Responsabilidade Social;
9. Aquisição de bens e serviços;
10. Controle operacional e gestão de mudanças;
11. Preparação e resposta a emergências;
12. Transparência e ética nos negócios;
13. Pesquisa e desenvolvimento;
14. Reporte, investigação e análise de incidentes;
15. Monitoramento do desempenho e conformidade;
16. Análise crítica.
 
As diretrizes que compõem o SGI são a base para a elaboração de procedimentos corporativos e procedimentos específicos das unidades. Todos esses documentos são fundamentados em normas internacionais de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e segurança e saúde operacional (OHSAS 18001). Seus principais objetivos são garantir a proteção do meio ambiente, a segurança e a saúde das pessoas, a confiabilidade e a efetividade nas operações da companhia, a utilização racional de recursos naturais e a integridade dos ativos.
 

Em 2015, Pecém II foi a primeira usina da ENEVA a receber esse tipo de reconhecimento. A certificação confirma que o sistema de gestão da usina cumpre com os requisitos estabelecidos nas normas internacionais ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18.001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança).

 

Já Itaqui obteve a certificação internacional do Sistema de Gestão de Qualidade (ISO 9001) e do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (OHSAS 18001) para o processo de descarregamento de graneis sólidos (Operação portuária). 

 

Além do reconhecimento de que as usinas estão comprometidas com as melhores práticas do setor e atuam em conformidade com a legislação, as certificações, obtidas após extensa auditoria externa, contribuíram para o aprimoramento dos processos internos e para a melhoria contínua da performance de ambas as usinas.
 
 
BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA ENEVA
 


 

ENEVA 2.0

Compartilhe esta página e seu conteúdo através das mídias sociais

Para o Investidor

Acesse a área de Relações com os investidores da ENEVA e obtenha todas as informações

 Acesso Rápido