04/05/2016 - ENEVA inaugura o Reassentamento Nova Demanda em Santo Antônio dos Lopes

​​​A ENEVA realizou nesta quarta-feira (4), a cerimônia de inauguração do reassentamento Nova Demanda, localizada no município Santo Antônio dos Lopes, no interior do Maranhão. A solenidade marcou ainda a entrega da Escola Municipal Antônio Amorim que passa a ser administrada pela Secretaria de Educação de Santo Antônio dos Lopes. O evento contou com as presenças do secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, e dos prefeitos dos municípios de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça; e de Capinzal do Norte, Roberval Campelo. O empreendimento construído pela ENEVA beneficiou 65 famílias, representando 220 pessoas que viviam no entorno do Complexo Parnaíba.

O reassentamento Nova Demanda conta com posto de saúde, duas igrejas, área de convivência com campo de futebol, praça, centro comunitário, além de uma escola que foi inaugurada recentemente. A unidade de educação tem capacidade para atender até 120 crianças - do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e conta com sala de informática e leitura, pátio, banheiros com acessibilidade, cantina, auditório e ambulatório. A escola atende também crianças de povoados próximos, que podem se matricular e frequentar a unidade.

As famílias participantes do projeto de reassentamento receberam ainda um terreno de no mínimo três hectares, uma residência mobilia
da, água e energia elétrica, um trator para uso comunitário e tiveram o apoio para o desenvolvimento de atividades agrícolas.

O programa de reassentamento foi concebido de forma coletiva e participativa e proposto à comunidade com o objetivo de permitir a manutenção de seu modo de vida tradicional e oferecer condições de moradia mais adequadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. O projeto tem, desde a sua concepção, o acompanhamento permanente da Defensoria Pública do Maranhão, por meio do Núcleo Itinerante de Projetos Especiais.

O trabalho de construção do reassentamento empregou 39 me
mbros da comunidade. Paralelamente ao reassentamento, a ENEVA realizou gratuitamente cursos profissionalizantes para membros da comunidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA). A realização desses cursos busca o aperfeiçoamento e a valorização das atividades agrícolas e de desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Todas as famílias beneficiadas pelo programa de reassentamento participaram dos cursos profissionalizantes.

COMPLEXO PARNAÍBA
O Complexo Parnaíba, pioneiro no Brasil por integrar a produção de gás natural à geração de energia, compreende as usinas termelétricas Parnaíba I, II, III e IV. Atualmente, já estão em operação as usinas Parnaíba I (676 MW), Parnaíba III (176 MW) e Parnaíba IV (56 MW), totalizando 908 MW de energia para o país.

SOBRE A ENEVA
A ENEVA atua na geração e comercialização de energia elétrica e na exploração e produção de gás natural. A Companhia tem, atualmente, capacidade instalada bruta de 2,2 GW, estando assim entre as maiores empresas privadas de geração de energia elétrica no Brasil.


ENEVA 2.0

Compartilhe esta página e seu conteúdo através das mídias sociais

Para o Investidor

Acesse a área de Relações com os investidores da ENEVA e obtenha todas as informações
 

Contatos da Assessoria de Imprensa

 

 Acesso Rápido