03/10/2016 - ENEVA conclui acordo com acionistas da Parnaíba Gás Natural

​​A ENEVA comunica ao mercado, nesta segunda-feira (3/10), a conclusão do aumento de capital, que torna a Parnaíba Gás Natural (PGN) sua subsidiária integral. A conclusão da operação, que teve início em março, posiciona a ENEVA como uma empresa integrada de energia no Brasil, consolidando a capacidade de geração da ENEVA com o expertise de exploração e produção de óleo e gás da PGN.

O acordo consistiu na contribuição acionária da participação que Cambuhy e OGX possuíam na PGN, em favor da ENEVA, através de um aumento de capital privado no valor de R$ 1,16 bilhão.

"Nos posicionamos como referência no setor de energia com o modelo reservoir-to-wire. Queremos ser reconhecidos como uma empresa integrada de energia, de classe mundial, atuando em óleo e gás e geração elétrica ", afirma o diretor-presidente da ENEVA, José Aurélio Drummond.

Com a finalização do aumento de capital, nenhum acionista individual ou grupo de acionistas concentra mais de 50% das ações da ENEVA, não havendo acionista controlador definido. O novo capital social assume a seguinte composição:

AcionistaParticipaç​ão
BTG Pactual33,7​3%
Cambuhy25,73%
E.ON
Itaú Unibanco7,88%
OGX6,22%
Outros (<5% cada)18,16%

"Com a conclusão do acordo, a ENEVA reforça sua posição como um sólido grupo nacional, capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do setor de energia brasileiro, exploring and delivering every day", conclui Drummond.

A ENEVA é uma empresa integrada de energia, que atua na geração e comercialização de energia, e na Exploração e Produção (E&P) de hidrocarbonetos. Com 2,2 GW de capacidade instalada, responde por 5% de toda capacidade térmica instalada no país. Com capacidade de produção de gás de 8,4 milhões de m³/dia, a ENEVA é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, sendo operadora em uma área de 27 mil km² sob o regime de concessão para exploração e produção de hidrocarbonetos, na Bacia do Parnaíba, estado do Maranhão.