O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados sobre o empreendimento a ser instalado. A realização do estudo cumpre a Resolução CONAMA N° 001/86 e busca identificar os impactos ambientais que o empreendimento poderá causar ao meio ambiente e as medidas que podem ser realizadas para mitigar tais impactos. A elaboração do estudo consiste nas seguintes etapas:
·         Justificativas, alternativas e caracterização do empreendimento;
·         Diagnóstico Ambiental da área;
·         Identificação e Avaliação dos impactos ambientais;
·         Ações e gestão;
·         Planos e programas ambientais;
·         Hipótese de não execução;
·         Considerações finais.
Para iniciar o processo de instalação da usina Itaqui foi elaborado um EIA detalhado que foi apresentado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), órgão licenciador do empreendimento. Somente após a apresentação desse estudo a usina recebeu a licença para sua instalação e, posteriormente, operação.
No link abaixo você pode ter acesso ao Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da usina Itaqui. Este documento apresenta uma síntese dos resultados do Estudo de Impacto Ambiental, que pode ser consultado na íntegra no site do Ibama.​


RIMA ITAQUI.pdf

ENEVA 2.0

Compartilhe esta página e seu conteúdo através das mídias sociais

Para o Investidor

Acesse a área de Relações com os investidores da ENEVA e obtenha todas as informações

 Acesso Rápido